Stout, a cerveja europeia com aroma irlandês: Proveniente das ilhas britânicas, a Stout é uma legítima cerveja escura irlandesa derivada da Porter — outro tipo de cerveja escura e de sabor mais acentuado, do grupo das Ales. No passado, Stout e Porter eram tidas como sinônimas, mas, atualmente, as regras de fabricação ajudaram a delimitar os dois estilos. Enquanto a Stout tem o sabor do café mais acentuado em sua composição, ao provar uma Porter você perceberá com mais clareza o toque do caramelo e do chocolate.
Conheça o tipo stout: a legítima cerveja irlandesa: De acordo com o Beer Judge Certification Program, existem 8 tipos de cerveja do tipo Stout. São cervejas encorpadas, com o malte mais exaltado e, geralmente, possuem baixa quantidade de lúpulo em comparação com uma India Pale Ale (IPA). Devido à torrefação do malte de cevada, sua cor característica varia entre o marrom escuro e o preto. Por conta desse processo, o sabor mais comum é o do café.
Diferente do que costumar acontecer no Brasil, os grandes apreciadores e especialistas em cerveja recomendam que a ingestão de uma Stout deve ocorrer quando ela estiver com temperatura entre 6° e 8° C, para que se possa sentir melhor os diferentes aromas.
Guinness – umas das melhores cervejas do mundo: Dentre todos os rótulos da Stout, o mais famoso é o da Guinness, fabricada desde 1759 na Irlanda. Essa cerveja é do estilo Dry Stout, sua degustação é mais seca e encorpada na boca.
E fica a dica: todo bom apreciador de cerveja deve, pelo menos uma vez na vida, observar como se forma uma cascata de espuma ao colocar a Guinness em um copo, devido ao nitrogênio adicionado na lata.
Imperial Stout – uma cerveja da realeza: Outro estilo bastante famoso é o Imperial Stout. De origem inglesa, essa cerveja remete aos tempos imperiais dos grandes países produtores — os czares russos importavam as Ales escuras para consumo da realeza. São cervejas mais encorpadas, de alto teor alcoólico e que não costumam ser muito fáceis de beber. Normalmente, as receitas levam componentes regionais, provocando assim maior intensidade na percepção dos sabores e aromas.
Harmonização das stouts: A harmonização de cervejas escuras, em geral, é feita com carnes vermelhas — carnes de porco, principalmente, costelas, cortes defumados ou embutidos, como linguiças, são excelentes opções também para acompanhar algum tipo de Stout. Queijos mais gordurosos como o provolone e o parmesão também combinam bastante com a degustação da bebida. Além disso, para as receitas da cerveja com notas tostadas, de café, chocolate ou caramelo, os doces que levam qualquer um desses ingredientes são ótimas opções para harmonizar.
Fonte: http://www.bebidaexpressblog.com.br/cerveja/stout-a-cerveja-europeia-com-aroma-irlandes
Comentário dos Irmãos: Nossa segunda produção da Stout, porém com um toque adicional de Ovomaltine. Isso mesmo, adicionamos Ovomaltine à receita e por isso seu nome de Stoutine. Seu aroma não alterou fugiu muito de uma Stout, porém ela ficou mais encorpada e com baixo teor alcoólico. A primeira leva chegou aos 7,4% de álcool, agora ficamos em 5,9%. Outra novidade que esta cerveja tem, em nossa produção, foi a adição de levedura líquida. Gostamos do resultado. Sua maturação foi de três semanas com fermentação em uma semana. Agora é só saborear.
Gostaríamos de saber a opinião dos nossos saboreadores e até sugestões, deixe seu comentário!!!