Abraham Maslow – A hierarquia das necessidades

Abraham Maslow (1908-1970), psicólogo e cientista comportamental americano, dividiu sua carreira entre o setor privado e o mundo acadêmico. Gostava de dizer que, enquanto a maioria dos primeiros psicólogos estudava pessoas com problemas psicológicos, ele dedicava sua atenção às pessoas bem-sucedidas. A teoria da “hierarquia das necessidades”, pela qual é mais famoso, foi apresentada pela primeira vez na revista U.S Psychological Review e, mais tarde, ampliada em Motivation and Personality, lançado em 1954.

Maslow agrupou as necessidades humanas em classes e dispôs essas classes em forma de hierarquia, do nível mais baixo ao mais alto. Quando um conjunto de necessidades é satisfeito, deixa de ser motivados; a motivação é, então, gerada pelas necessidades não satisfeitas mais acima na hierarquia. Atualmente a hierarquia é representada por uma pirâmide, embora o próprio Maslow não a apresentasse dessa maneira.

Os cinco níveis da hierarquia podem ser divididos da seguinte forma: necessidades fisiológicas; necessidades de segurança ou estabilidade; necessidades sociais; necessidades de auto-estima; necessidades de auto-realização.

Maslow escreveu que há certas condições que são pré-requisitos imediatos para satisfazer necessidades, como liberdade de falar, liberdade de nos expressarmos de outras maneiras, liberdade de nos defender, justiça, imparcialidade e honestidade. Qualquer ameaça a essas liberdades é interpretada como ameaça à satisfação das próprias necessidades.

A hierarquia é citada como se fosse uma ordem fixa, porém, Maslow explicou que não é necessariamente rígida ou aplicada sem exceção em sua forma usual. Embora a maioria das pessoas sinta as necessidades básicas na forma indicada, há uma série de exceções. Pessoas criativas, por exemplo, são movidas pelo desejo de auto-realização, que o coloca à frente da satisfação de necessidades “inferiores” de uma maneira que talvez a pessoa comum não fizesse.

Maslow é citado ao lado de seus contemporâneos, Douglas McGregor e Frederick Hezberg, que também estavam desenvolvendo teorias de motivação aproximadamente na mesma época.

Em 1934 Maslow Doutorou-se pela Universidade de Wisconsin, retornando a NY em 1935 para trabalhar na Universidade de Colúmbia. No período de 1937-1951 participa como Membro do corpo docente do Brooklyn College, e em 1943 é apresentada pela primeira vez a “Hierarquia das Necessidades”, e em 1951 torna-se o chefe do departamento de psicologia na Brandeis, publica a teoria em 1954 no Motivation and Personality, e falece em 1970. Descanse em Paz!

Fonte: Biblioteca de Gestão – Os Mestres da Administração, Daniel Goleman

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.