Abraham Maslow – A hierarquia das necessidades

Abraham Maslow – A hierarquia das necessidades

Abraham Maslow (1908-1970), psicólogo e cientista comportamental americano, dividiu sua carreira entre o setor privado e o mundo acadêmico. Gostava de dizer que, enquanto a maioria dos primeiros psicólogos estudava pessoas com problemas psicológicos, ele dedicava sua atenção às pessoas bem-sucedidas. A teoria da “hierarquia das necessidades”, pela qual é mais famoso, foi apresentada pela primeira vez na revista U.S Psychological Review e, mais tarde, ampliada em Motivation and Personality, lançado em 1954.

Maslow agrupou as necessidades humanas em classes e dispôs essas classes em forma de hierarquia, do nível mais baixo ao mais alto. Quando um conjunto de necessidades é satisfeito, deixa de ser motivados; a motivação é, então, gerada pelas necessidades não satisfeitas mais acima na hierarquia. Atualmente a hierarquia é representada por uma pirâmide, embora o próprio Maslow não a apresentasse dessa maneira.

Os cinco níveis da hierarquia podem ser divididos da seguinte forma: necessidades fisiológicas; necessidades de segurança ou estabilidade; necessidades sociais; necessidades de auto-estima; necessidades de auto-realização.

Maslow escreveu que há certas condições que são pré-requisitos imediatos para satisfazer necessidades, como liberdade de falar, liberdade de nos expressarmos de outras maneiras, liberdade de nos defender, justiça, imparcialidade e honestidade. Qualquer ameaça a essas liberdades é interpretada como ameaça à satisfação das próprias necessidades.

A hierarquia é citada como se fosse uma ordem fixa, porém, Maslow explicou que não é necessariamente rígida ou aplicada sem exceção em sua forma usual. Embora a maioria das pessoas sinta as necessidades básicas na forma indicada, há uma série de exceções. Pessoas criativas, por exemplo, são movidas pelo desejo de auto-realização, que o coloca à frente da satisfação de necessidades “inferiores” de uma maneira que talvez a pessoa comum não fizesse.

Maslow é citado ao lado de seus contemporâneos, Douglas McGregor e Frederick Hezberg, que também estavam desenvolvendo teorias de motivação aproximadamente na mesma época.

Em 1934 Maslow Doutorou-se pela Universidade de Wisconsin, retornando a NY em 1935 para trabalhar na Universidade de Colúmbia. No período de 1937-1951 participa como Membro do corpo docente do Brooklyn College, e em 1943 é apresentada pela primeira vez a “Hierarquia das Necessidades”, e em 1951 torna-se o chefe do departamento de psicologia na Brandeis, publica a teoria em 1954 no Motivation and Personality, e falece em 1970. Descanse em Paz!

Fonte: Biblioteca de Gestão – Os Mestres da Administração, Daniel Goleman

Professor Bruno Eduardo